Cogeração

Cogeração: um combustível, diferentes utilidades

montagem-seg-cogeracao

Com a cogeração é possível atingir um maior aproveitamento energético do combustível, alcançando-se eficiência na ordem dos 90%. Isto porque a cogeração é a geração de energia elétrica através de um sistema que reaproveita a energia térmica que seria descartada para produção de água quente e/ou vapor e/ou água gelada e/ou CO2

Em tempos de escassez de energia elétrica, cresce a procura por uma opção de fonte de energia que seja abundante, não ofereça riscos de interrupção, que tenha baixo impacto no meio ambiente e a garantia de distribuição. O gás natural, quando usado para fins de cogeração, tem se apresentado como uma das melhores alternativas.

Assim, com a atual instabilidade dos sistemas de abastecimento de energia e a evolução dos sistemas que possibilitam esse tipo de geração de forma mais simples, segura e barata, a cogeração passa a ser um atrativo para clientes que possuem uma grande necessidade de energia elétrica e calor, como indústrias, shopping centers, hospitais, hotéis, etc.

Benefícios da cogeração:

  • Autossuficiência energética: a rede elétrica se transforma em seu backup.
  • Diminuição da carga elétrica interligada.
  • Redução das perdas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
  • Aumento da confiabilidade de suprimentos de energia elétrica e térmica.
  • Garantia contra a falta de energia (apagão).

tabela